Menu

Em toda construção há uma série de procedimentos técnicos que, quando não são feitos de forma correta, podem causar muitos problemas. Para construir um local que seja seguro, confortável e que atenda as necessidades particulares do cliente, é preciso contar com uma equipe qualificada e formada tanto por engenheiros quanto por arquitetos.

Há muitas dúvidas sobre qual o melhor profissional a ser contratado: o arquiteto ou engenheiro. Nesse post, vamos esclarecer as características desses dois profissionais e mostrar qual a importância de contar com os dois em um projeto! Continue lendo!

As funções do arquiteto
O trabalho do arquiteto é fundamental para as primeiras fases de uma construção, isto é, na sua concepção e planejamento. O especialista em arquitetura é também responsável por:

Fazer bom uso do espaço disponível no lote
Muitos empreendimentos poderiam ter espaços melhores se um arquiteto tivesse sido contratado. Através do projeto elaborado por ele, cada metro quadrado do terreno é bem aproveitado e aperfeiçoado, fazendo com que locais desprezados por muitos, tenham bastante utilidade.

Distribuição correta dos cômodos
É também através do trabalho do arquiteto que os cômodos, por ele projetados, não ficam com tamanhos discrepantes — cada ambiente é elaborado em harmonia com o outro. Ele facilita o acesso à entrada de cada cômodo e não deixa que o acesso a um dependa do outro.

Funcionalidade da casa
Além de cuidar da parte estética do projeto, o arquiteto é responsável pelo conforto do empreendimento — um bom projeto deve ter uma ventilação adequada e que tenha boa entrada de luz natural, melhorando, dessa forma, a funcionalidade da casa.

As funções do engenheiro civil
A contratação do engenheiro civil é essencial para o sucesso de uma obra, pois é através do trabalho realizado por ele que as melhores soluções serão implementadas. Ele desempenha uma série de funções que complementam o projeto arquitetônico. Dentre elas estão:

Realiza os cálculos estruturais
Todos os cálculos estruturais de uma obra devem ser feitos pelo engenheiro civil. O profissional possui conhecimentos avançados em estruturas, geotecnia (disciplinas em mecânica dos solos, rochas e fundações), hidráulica, elétrica e saneamento.

Dimensiona e gerencia a obra
Além dos cálculos, o engenheiro também dimensiona as etapas da obra. Ele planeja cada tarefa, insumos necessários, número de trabalhadores e estipula os prazos para o cumprimento de cada serviço, para evitar assim despesas desnecessárias. Logo, ele é responsável por otimizar os processos do empreendimento, tornando sua construção rápida, eficiente e mais barata.

Profissionais que se completam
São comuns as parcerias entre profissionais da engenharia e da arquitetura. O arquiteto é fundamental para o projeto do empreendimento e o engenheiro o executa, utilizando todos os métodos por ele conhecidos.

Por mais que um arquiteto faça um projeto de ótima estética e funcionalidade, ele precisa do profissional em engenharia para aplicar as devidas normas técnicas, como a NBR 6118 que determina a representação estrutural do imóvel.

Portanto, através do trabalho desses dois profissionais, é realizada a gestão das obras , tornando-as mais rápidas, seguras e eficientes — obedecendo a todos os procedimentos técnicos e os desejos dos clientes.

Fonte: http://www.incopre.com.br