Menu

Comprar um terreno é a parte principal do seu empreendimento, pois uma vez estabelecido é impossível mudar seu imóvel de lugar. Algumas dicas para economizar e escolher o local de sua propriedade:

Preço – verificar 2 ou 3 imóveis similares na mesma região, com características similares e conferir se o preço do m2 está próximo. Preço do m² = Preço do Terreno / tamanho em m². O padrão das construções novas, antigas, o nível social e o tamanho das edificações na região podem ser levados em conta no preço do m².

Inclinação – preferencialmente que tenha leve caída para a rua, isso evita que a água acumule no fundo do terreno e cause danos aos muros e sua propriedade, além de evitar acumulo de água. Pode sair muito caro ter que aterrar e compactar o terreno. Bancos só financiam imóveis onde a edificação (alicerce) fica pelo menos 10 cm acima do nível da rua.

Demarcação – meça e verifique se os piquetes de demarcação do lote podem ser localizados, sua posição em relação as áreas de maior circulação e praças, a distância das áreas destinadas a serviços públicos como escolas, igrejas, áreas verdes e de recreação, confrontando as vantagens ou desvantagens de proximidade das áreas destinadas a zonas comerciais.

Água – é fundamental para a vida, verifique a origem: encanada ou de poço e a frequência, às vezes o bairro tem problemas de falta d’água.

Energia – Verifique o fornecimento de energia do bairro e se o local não enfrenta problemas de ausência de energia. Verifique se a energia é Monofásica, Bifásica ou Trifásica algumas pessoas necessitam ligar equipamentos específicos e/ou pesados e muitas vezes a energia monofásica não suporta.
Iluminação – As ruas são iluminadas? O local é facilmente identificado durante a noite por alguém que não conhece o bairro? Você chega a noite em casa e consegue caminhar por ruas iluminadas.

Segurança – Como a polícia e os vizinhos classificam o bairro? Ele proporciona segurança à sua família? Índice de assaltos? Sequestros relâmpagos?

Nascente / Face Norte – a posição do sol favorece a iluminação dentro da residência?

Esgoto ou Fossa – Os dejetos são enviados para uma rede municipal de tratamento de esgoto ou é necessário fossa? Se for fossa precisa entender que ela ocupará espaço em seu terreno e você precisará tomar alguns cuidados, como por exemplo 2 metros de distância dos muros e da edificação.

Pavimentação / Asfalto – As vias são pavimentadas para chegar ao local ? Vias pavimentadas valorizam muito o imóvel, elas facilitam o acesso em tempo de chuvas e em tempo de seca evitam poeira mantendo seu imóvel limpo.
Transporte público – Todos precisam trabalhar, estudar e se divertir, caso fique sem veículo, o transporte público poderá suprir sua necessidade? Transporte público é a o meio de transporte do futuro, em países desenvolvidos até mesmo a classe alta utiliza transporte público.

Educação – Qual a distância do imóvel para escolas e centros educacionais? Isso pode lhe proporcionar tranquilidade e economia de tempo com deslocamento no trânsito.

Localização – Perto de escolas, creches, comércio ?

Esquina – Terrenos de esquina além da boa localização, possibilitam acesso a 2 (duas) ruas, diminui um de seus vizinhos (1 a menos cuidando da sua vida… rs..)

Muro em algum dos lados – Se o terreno já tiver murado em um dos lados você pode ter uma economia. ex: Muro de 30 metros de comprimento x 2 metros de altura +/- R$ 2.800,00

Coleta de Lixo – Existe coleta pública de lixo? Qual a frequência que o lixeiro passa? Isso evita mal cheiro, doenças, baratas e ratos.

Bom, estes são alguns dos pontos a serem observados. Algumas coisas são feelling, mas estar antenado é fundamental. Verifique o contexto político da região, os vereadores que representam, as empresas que estão investindo na área, projetos e construções industriais. e nunca comprem terrenos perto de encostas, APP – Área de Preservação Permanente, APM – Área de Preservação de Mananciais (rios, córregos e nascentes).

E não tenha pressa, esse negócio de “oportunidade única”, “galinha morta”, “urgente”, “1ª tabela”, “o preço vai subir”, “última unidade”, “motivo doença”, tudo é uma tática que muitos utilizam para vender terrenos com problemas ou caro$.

Sobre inventários, cessões de direito e outras informações sobre propriedade veremos em ” Documentação do terreno”.

Fonte: www.custodaconstrucao.com