Menu

Hoje, existem vários tipos de tintas e uma gama enorme de cores utilizadas para pintura interior. Saber sobre os diferentes tipos de tintas de parede, as superfícies adequadas e os efeitos que a pintura alcançará tornará sua escolha mais fácil entre as muitas variedades.

Você também pode misturar diferentes tipos de tintas e usar as texturizadas se pretende cobrir alguma imperfeição na superfície.
Que tal deixar a decoração de suas paredes impecável? Anote a nossa lista de tipos de tintas ideais para ambientes internos!

Ambientes Internos

Tinta Látex
Prática e ótima para áreas internas, a tinta látex é o tipo mais comum e a praticidade consiste em que se pode limpá-la apenas usando um pano úmido. Ela é a base de água e por isso secará rapidamente.
Você só a encontrará em acabamento fosco. A desvantagem está nela ser pouco resistente ao sol e a lavagens.

Tinta Acrílica
É também uma ótima opção para paredes, sendo um tipo de tinta látex, porém sua composição conta com resinas acrílicas. O ponto positivo da tinta acrílica é que ela é impermeável, ou seja, pode ser usada em lugares que molham com facilidade como banheiros e cozinhas. Outro ponto positivo é que o acabamento dela pode ser brilhante, diferente do látex, por isso na hora de escolher, é só optar pelo fosco ou não.
Inodoras
Pra quem não suporta o cheiro de tinta, também são uma ótima pedida, pois perdem todo o odor em pouquíssimas horas. Possuem, tanto o acabamento fosco quanto o acetinado. Escolha a que melhor se encaixa no perfil da sua decoração.

Tintas Texturizadas
Se a sua procura é por um tipo de tinta que dê ao seu acabamento um toque rústico ou reparar alguma superfície que contenha defeitos, você encontrará na tinta texturizada a solução para seus problemas. Há uma variedade delas, algumas tendo em sua mistura partículas minúsculas que parecem areia e que dão um toque na decoração.
O efeito mais comum usado nessa tinta é o arranhado, mas se você tiver as ferramentas certas pode criar um ar mais sofisticado para o seu ambiente, dando a ele seu toque pessoal e especial. Desse tipo de tinta texturizada, também é importante que você conheça outras duas espécies:

À Cal
Tem um custo mais baixo e é mais fácil de aplicar. A desvantagem se encontra nela não ser lavável.

À Oléo
Possui um componente ligante que tende a ser mais oleoso, porém dá um lindo acabamento. Proporciona impermeabilidade protegendo madeiras e ferro. Por fim, para se ter uma ideia melhor de que tipo de tinta serve para determinada superfície, aí vão algumas pequenas dicas.

Ambientes externos

Tintas Emborrachadas
São mais indicadas para paredes externas, elas tem uma película flexível que protege a parede contra umidade, sol e chuva. Ou seja, ela é ideal para muros e fachadas!

Laváveis
Possuem um acabamento lindo e acetinado, maior resistência no momento da limpeza, o que torna esse tipo de tinta perfeita para ambientes onde existem um tráfego maior de pessoas ou crianças. Uma grande vantagem é que pode ser usada nos locais externos e internos.

Fonte: www.blog.casashow.com.br