Menu

Fique de olho nessas dicas para economizar na compra e não perder o material de construção.

Cimento, pedra e areia

Antes de comprar, verifique o prazo de validade na embalagem do cimento. O melhor a se fazer é evitar comprar o cimento muito antes da obra começar, pois se ficar muito tempo guardado o cimento pode empedrar.

Quanto à areia, ela pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a demanda da obra. A areia é vendida tanto em grandes quantidades, por metro cúbico, ou em pequenas embalagens plásticas. Nunca compre areia se estiver úmida.

Tijolo e bloco

Geralmente esses materiais possuem medidas específicas. O melhor a se fazer é obter todas as informações de acordo com a obra que será realizada.

Material hidráulico

Consulte sempre um profissional da área como um encanador para que ele indique as melhores marcar e os produtos, certifique-se que as conexões adquiridas tenham tamanhos adequados às tubulações.

Lajes

As vigas devem ter as marcas do fabricante para facilitar a montagem. Na hora de comprar confira se as medidas são adequadas para o seu tipo de construção.

Materiais Elétricos

Comece verificando se a tensão está correta, pois na condução de energia, os materiais condutores devem ser de cobre (ou liga de cobre), nunca contendo material ferroso. Fique de olho em materiais como fusíveis, disjuntores, fios, cabos, interruptores e tomadas.

Orçamento

Você escolheu a loja para comprar seus materiais de construção? Acha que pode sair mais barato comprar tudo numa loja só? Antes de comprar é indicado pesquisar sobre a qualidade dos materiais de construção na internet, você pode ter boas surpresas sobre o que os consumidores falam das marcas e produtos. Fique atento nas formas de pagamento, juros, descontos para pagamento a vista e o mais importante é o frete, algumas lojas podem comprar preços abusivos na entrega, muitas vezes você pode conseguir o frete gratuito ou levar os materiais por conta própria.

Entrega do material de construção na obra

Se o material de construção for entregue diretamente no seu canteiro de obras, você deve estar presente para conferir se o material está certo. Caso haja algum problema, não assine o recibo. Escreve o motivo no verso da nota e entre em contato com a loja. Após conferir todo o material, quantidade, valores e verificar que está tudo correto, assine o recibo.